Açaí Grosso

domingo, 4 de dezembro de 2011

Sócrates: O doutor dá adeus.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o "Doutor Sócrates", faleceu na madrugada deste domingo (04/12/2011) em São Paulo, devido à complicações de um choque séptico sofrido na noite da última quinta-feira (01/12/2011).

Sócrates, paraense, nascido em Belém-Pa em 19 de fevereiro de 1954, foi um dos maiores jogadores de futebol brasileiro de todos os tempos. Começou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto. No final da década de 70 foi comprado pelo Corinthians, sendo um dos maiores ídolos do clube. Foi vendido para o Fiorentina nos anos 80 e jogou também no Flamengo, Santos e Seleção Brasileira, onde disputou as copas de 82 na Espanha e 86 no México.

O "Doutor Sócrates", como era conhecido por também exercer a profissão de médico, tinha uma vida politicamente ativa, participando da campanha "Diretas Já" e sendo uma dos articuladores do movimento "Democracia Corintiana" que lutava por mais liberdade aos jogadores e mais participação dos mesmos nas decisões administrativas do clube.

Foi a terceira internação de Sócrates nos últimos meses. As duas primeiras foram para tratamento de hemorragia digestiva causada por uso prolongado de bebidas alcoólicas.

Sócrates tinha 57 anos, era pai de seis filhos e irmão de Raí, ex-jogador do São Paulo, Paris Saint-Germain e Seleção Brasileira.

Apelidos
Ficou conecido como "Calcanhar de Ouro" por seus incríveis e precisos passes de calcanhar, servindo magistralmente seus companheiros de time. Como "Doutor Sócrates" por ser formado e ter exercido a profissão de médico e como "Magrão" pela forma física, com seus 1,91m e 85kg .

Títulos
Campeão paulista pelo Corinthians em 1979, 1982 e 1983.
Campeão da Taça Rio e campeão Carioca pelo Flamento em 1986.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira
* 19 de fevereiro de 1954 - Belém-Pa
+ 04 de dezembro de 2011 - São Paulo-SP 

0 comentários:

Postar um comentário

Post Relacionados

  ©Design by Dicas Blogger.

TOPO