Açaí Grosso

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Círio de Nossa Senhora de Nazaré

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré  é considerada a maior procissão religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Acontece em Belém do Pará, há mais de 200 anos, sempre no segundo domingo de outubro.

São mais de onze romarias oficiais, destacando-se a trasladação e a romaria rodo-fluvial, mas é na manhã do segundo domingo de outubro que acontece a romaria principal do Círio. A procissão, considerada a maior do Brasil, é formada por mais de dois milhões de pessoas, entre paraenses e turistas de todo país.

O percurso de cinco quilômetros, tem início por volta das seis horas da manhã na Catedral Metropolitana de Belém, e segue por cerca de seis a sete horas até a Basílica de Nazaré, onde a imagem fica pelos próximos quinze dias. Nesse período, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré tem a oportunidade de ficar mais próximos da imagem da Santa que é a padroeira dos paraenses.

Além da festa religiosa, os paraenses também aproveitam para realizar o tradicional almoço do círio em família, quando na oportunidade, toda a família pode se deliciar com a maniçoba e o pato no tucupi, considerados os pratos mais tradicionais da culinária paraense.

Saiba mais:
Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Portal Basílica Santuário de Nazaré
Círio de Nazaré em Belém do Pará (2009)

0 comentários:

Postar um comentário

Post Relacionados

  ©Design by Dicas Blogger.

TOPO