Açaí Grosso

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Remo x Paysandu: O Clássico Mais Jogado do Mundo

Postagem atualizada em 01/04/2014
As duas maiores paixões do futebol paraense fazem o maior clássico do mundo. Também conhecido como o Clássico-Rei da Amazônia ou simplesmente RE-PA. Desde o primeiro jogo em 1914 até hoje, já foram disputados mais de 700 clássicos. Os dois clubes tem juntos hoje, 87 títulos de campeonatos estaduais, sendo 45 para o Paysandu Sport Clube (Papão da Curuzu) e 42 para o Clube do Remo (Leão Azul).

Essa história começa no início do século XX.
O Grupo do Remo (atual Clube do Remo), foi fundado em 05/02/1905. O Paysandu foi fundado apenas em 02/02/1914. Dirigentes do Norte Clube, revoltados com decisões da diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball, decidiram criar uma agremiação mais forte. que pudesse lutar em condições de igualdade com o Clube do Remo.
Hugo Manoel de Abreu Leão foi o líder do movimento que deu origem ao Paysandu, sendo de sua autoria a célebre frase "Vou fundar um clube para superar o Grupo do Remo!". Após diversas reuniões, foi fundado em 02/02/1914 o Paysandu Sport Clube.

Os Clássicos.
O primeiro clássico de que se tem notícia ocorreu em 10/06/1914 pelo campeonato paraense de futebol, com a vitória do Remo por 2 a 1. O de número 724 foi disputado em 30/03/2014, pela segundo do Parazão 2014, terminando empatado em 0 a 0. Com o resultado, o Paysandu chegou 11 pontos liderando o 2º turno e o Remo amargou o quarto empate em quatro jogos.

Até hoje já foram disputados 724 jogos em 100 anos de história, sendo considerado o clássico mais jogado do futebol mundial. O Clube do Remo venceu 256, o Paysandu saiu vitorioso em 227 e ainda houveram 241 empates. Foram marcados 1821 gols, sendo 929 pelo Remo e 897 pelo Paysandu. O maior artilheiro é Hélio do Paysandu com 47 gols. A maior goleada aconteceu em 22/07/1945 em jogo vencido pelo Paysandu por 7 a 0.

Estatísticas
Jogos: 724
Vitórias do Remo: 256
Vitórias do Paysandu: 227
Empates: 241
Gols: 1821
Gols do Remo: 929
Gols do Paysandu: 897
Maior Goleada: Paysandu 7 x 0 Remo
Títulos Estaduais do Remo: 42
Títulos Estaduais do Paysandu: 45
Estatística atualizada em 01/04/2014

Títulos Nacionais do Remo:
  • 1 Campeonato Brasileiro da Série C: 2005
Títulos Nacionais do Paysandu:
  • 2 Campeonatos Basileiros da Série B: 1991 e 2001
  • 1 Copa dos Campeões: 2002
O Paysandu até hoje foi o único clube do Norte a disputar a Taça Libetadores da América, edição de 2003, com expressiva participação, classificando-se em primeiro lugar em seu grupo, posteriormente eliminado pelo Boca Juniors que viria a ser naquele ano o Campão da Competição e Campeão Mundial Interclubes.
Naquele ano, com nove jogadores em campo, o Paysandu fez o incrível feito de derrotar o Boca Juniors no estádio de La Bombonera por 1 a 0 com gol de Iarley.

Devido a sua boa campanha na Libertadores, o Paysandu também ocupou a 39a posição entre os melhores times do mundo, segundo a IFFHS (International Federation of Football History & Statistics) nos anos de 2003 e 2004.

Torcidas Apaixonadas
Remo e Paysandu tem duas das maiores e mais apaixonadas torcidas do futebol brasileiro. Isso garante que o clássico seja sempre disputado com casa cheia. Hoje em dia os jogos são sempre disputados no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, já que tanto o Baenão do Clube do Remo quanto a Curuzú do Paysandú, não comportam mais a grande massa de torcedores que se deslocam ao estádio em dia de clássico.
Os dois times declaram cada um que tem a maior torcida do norte, mas isso é quase impossível de ser determinado. Em pesquisas realizadas pela Revista Placar e pelo IBOPE ocorreram empates técnicos. Em 2001, a Revista Placar constatou que 12% dos torcdores da região, eram bicolores, enquanto 8% torciam para o Remo. Já o IBOPE, em pesquisa realizada em 2004, afirmou que os azulinos tinham 0,7% da torcida nacional, enquanto os bicolores 0,6%. Empate técnico, se considerar-mos a margem de erro da pesquisa.

Fontes de Pesquisa:
  • Memória do autor (@AcaiGrosso).
  • Revista Placar
  • Livro: A História do Clássico RE-PA (Ferreira da Costa)
Links
Veja Também

11 comentários:

Anônimo disse...

leaoooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

O Papão é a maior torcida da Amazonia.

Anônimo disse...

O Paysandu(Papão)além de ser o clube de maior tradição do Norte do Brasil tem a maior torcida.

Anônimo disse...

Belo documentário.
PAPÃOOOO!!!!

Anônimo disse...

ESTE SITE É TENDENCIOSO E POBRE EM INFORMAÇÕES POR PARTE DO REMO, MESMO ASSIM VOU AJUDAR: SEI QUE DURO PARA UM PAYSSANDÚ FALAR DE UM TABU TÃO GRANDE DE 33 JOGOS POR ISSO VC OMITIU, VOCÊ TAMBÉM OMITIU O MAIOR TITULO DO REMO QUE FOI O MUNDIALITO DE 1950 ATÉ AI EU ENTENDO POIS NÃO EXISTIA CBF MAS OMITIR ATÉ O SEGUNDO MAIOR TÍTULO QUE FOI O NORTE-NORDESTE JÁ É DEMAIS A PARCIALIDADE.

Anônimo disse...

e coisa de remista fazer descoberta de títulos insignificante, o mundialito que vc menciona do teu remosinho foi disputado por clubes de várzea alias quando vcs ficam sem divisão há um retorno ao passado disputando jogos no interior do Pará. um abraço.

arkhymeds disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Agora com a 9 camisa mais bonita do mundo...
.

Fábio Costa disse...

Remo Campeão 2015! Leão.

Rodrigo Silva disse...

O Remo é e sempre sera o Maior Time do Norte do Brasil... dono da Torcida Mais apaixonada que não abandona o time em ipotse alguma...

Postar um comentário

Post Relacionados

  ©Design by Dicas Blogger.

TOPO