Açaí Grosso

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Parabéns Belém. Eu te quero bem


FELIZ ANIVERSÁRIO
Feliz Luzitânia, Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Belém do Pará, ou para os íntimos, simplesmente BELÉM.

PARABÉNS BELÉM. VOCÊ MERECE
Afinal, são 394 anos de uma linda história de uma jovem cidade. No dia 12 de janeiro de 1616, Francisco Caldeira Castelo Branco fundou Belém, às margens do rio Guamá e baia do Guajará. No início era apenas o Forte do Presépio (Forte do Castelo), construído com o objetivo de dificultar a entrada de estrangeiros como os portugueses, holandeses e ingleses na região, mas com o decorrer dos anos Belém tornou-se a 'Metrópole da Amazônia".


Com uma população estimada de 1.437.600 habitantes, distribuídos em 1.065 km2, a cidade tem um clima equatorial (quente e úmido), sua Região Metropolitana, composta pelos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevídes e Santa Bárbara do Pará, tem cerca de 2.100.000 habitantes sendo atualmente a décima mais populosas do Brasil e a maior cidade da linha do equador.


Pela quantidade de mangueiras em suas ruas, Belém também é conhecida como a "Cidade das Mangueiras", com suas ruas e avenidas lotadas dessas frondosas árvores frutíferas, formando túneis verdes que amenizam o clima da cidade. Sorte dos belenenses que podem saborear o delicioso fruto oferecido em abundância por toda a cidade.

Em Belém também se realiza no segundo domingo de outubro, a maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Uma procissão com mais de 200 anos de história e a fé gigantesca de um povo que sai às ruas formando uma multidão de mais de 2 milhões de pessoas em uma romaria de dura mais de seis horas, saindo da Catedral Metropolitana de Belém até à Basílica de Nazaré.

Sua culinária é riquíssima e uma das mais saborosas e apreciadas do Brasil, com pratos típicos da região como o tacacá, o vatapá paraense, o carurú, o pato no tucupí, e a maniçoba. Além de exóticas e saborosas frutas regionais, destacando-se, o cupuaçu, bacurí, castanha-do-pará, pupunha, murucí, taperebá, tucumã, e agora o tão badalado açaí. Aliás, por essas bandas, o açaí é degustado diariamente por sua população, acompanhado de farinha de tapióca, farinha d'água, camarão salgado, peixe frito (pirarucú, mapará, etc), e charque frito


Belém também experimentou no início do século XX, o período áureo da borracha. Nessa época Belém era conhecida como Paris n'América, recebendo grandes famílias européias que influenciaram bastante a arquitetura da cidade. Dessa época ainda temos o Cinema Olympia, o quarto cinema do Brasil (hoje o mais antigo em funcionamento do Brasil), o Theatro da Paz, o Mercado do Ver-o-Peso, e grandiosas e luxuosas igrejas, além de casarões portugueses.

Belém tem tudo isso e muito mais.

Parabéns Belém pelo seu aniversário. 394 anos em 12/01/2010.

3 comentários:

Ans disse...

394 anos antes de Cristo né? Afinal de contas ELE nasceu aí!


(piadinha infame, desconsidere ;)

stallone.com.br disse...

Parabens pelo Blog! Mais um blog paraense de qualidade!
Sou paraense e administrador de um blog fã do Sylvester Stallone.
Abraços
Stallone For Ever!

CiberCult disse...

Entrei no seu blog porque pesquisava sobre POscast. Acabei sem saber o que é mas encontrei um cnterrâneo bem humorado falando da minha uerida cidade natal. Um grande abraço.
Mara Cecília

Postar um comentário

Post Relacionados

  ©Design by Dicas Blogger.

TOPO