Açaí Grosso

sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween no dia do Saci-Pererê

Dia 31 de outubro, comemora-se o Halloween (Dia das Bruxas) certo? Em alguns lugares do mundo sim, mas aqui no Brasil, comemora-se o Dia do Saci-Pererê.

Como forma de valorizar o folclore brasileiro em contraposição ao Halloween ou Dia das Bruxas, que faz parte da cultura dos países anglo-saxões, principalmente os Estados Unidos, foi criado o Dia do Saci-Pererê, que também comemora-se no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos.

As comemorações do Halloween foram introduzidas recentemente no Brasil devido a forte influência da cultura americana, trazida principalmente pela televisão e por cursos de língua inglesa, que comemoravam com seus alunos o dia das bruxas, como forma de deixá-los mais familiarizados com a cultura norte-americana.

Doces ou travessuras?
No dia do Halloween, as crianças se fantasiam e saem pelas ruas batendo nas casas. Quando as pessoas abrem a porta elas dizem "Doces ou Travessuras ?". Se a pessoas respondem "doces", então deverá dar doces às crianças, se não respondem ou respondem "travessuras", as crianças passam então a assustar as pessoas daquela casa.

Saci
O Dia do Saci, consta em um projeto de lei federal nº 2.763 de 2003 (que ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional), e tem o objetivo de resgatar algumas figuras do folclore brasileiro. Em São Paulo, o Dia do Saci já é uma realidade, aprovado em lei por vários municípios inclusive a capital, é comemorado em várias escolas estaduais e municipais.

E quem é o Saci?
O Saci-Pererê é um negrinho de uma perna só que tem um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca. É uma figura muito brincalhona e se diverte com animais e pessoas, fazendo travessuras, criando pequenas dificuldades domésticas e assustando viajantes noturnos com seus assobios agudos e praticamente impossíveis de serem localizados. Diz a lenda que o negrinho perdeu uma de suas pernas jogando capoeira.

Um dos maiores divulgadores da lenda do saci-pererê, foi o escritor Monteiro Lobato, que escreveu o livro "Saci-Pererê: resultado de um inquérito" após colher informaçõs com os leitores do jornal o Estado de São Paulo. Monteiro Lobato também escreveu o Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde o saci sempre aparecia fazendo suas travessuras, que posteriormente virou uma série de sucesso na Rede Globo.

Com Halloween ou com Saci, o importante é se assustar, ou melhor, se divertir.

A charge é de J.Bosco do Lápis de Memória

Compare Preços
Halloween

2 comentários:

J.BOSCO disse...

Nosso saci é bem melhor que essa abóbora americana...rsss
abraços

acaigrosso disse...

E olha que ele só tem uma perna, mas faz um estrago..rsrsrs

Postar um comentário

Post Relacionados

  ©Design by Dicas Blogger.

TOPO